terça-feira, 21 de junho de 2011

Breve história da música

Alguns definem música como a arte de unir sons de forma agradável, essa é uma abordagem mais superficial do assunto. Na verdade, não existe definição absoluta, o que há é um consenso geral e o conhecimento intuitivo do que ela é. Atualmente, a definição mais aceita é de que a música é uma forma de arte que se consiste em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo.
Considerada uma prática cultural e humana, não se conhece nenhuma civilização que não produza manifestações musicais próprias. Desde a origem dos tempos ela está presente na vida do homem com funções militar, educacional, terapêutica, e principalmente como uma forma de arte.
A história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência do homem, pois ela tem sido reconhecida e praticada desde a pré-história. É impossível falar desse assunto sem criar uma relação com as influências sociais e culturais por ela exercidas e sofridas ao longo do tempo. Sabe-se que a música serviu para muitos como única forma de expressão em momentos de guerra e em regimes anti-democráticos. Não foram poucas as vezes em que músicos foram exilados dos seus países por escreverem e cantarem músicas que iam contra o pensamento da sua época.
Essas músicas formaram mentalidades, influenciaram gerações e fizeram com que o homem pudesse lutar pelos seus ideais. Utilizando essa ferramenta de comunicação em massa, ninguém pode se opor à sociedade, nem ditar suas próprias regras contra o povo.
No século XX, com o ganho de popularidade do rádio pelo mundo, e novas mídias e tecnologias sendo desenvolvidas para gravar, capturar, reproduzir e distribuir música, tornou-se possível aos artistas ganharem rapidamente fama nacional e até internacional. A música do século XX trouxe nova liberdade e maior experimentação com novos gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas de períodos anteriores. A invenção e disseminação dos instrumentos musicais eletrônicos e do sintetizador revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Os sons de diferentes continentes começaram a se fundir e a gerar o que conhecemos hoje como cultura musical unificada, e podemos dizer que essa está em constante desenvolvimento.

Questão musical

O mundo da música é vasto e repleto de gente com ótimos e péssimos interesses profissionais. O profissional que trabalha nessa área deve manter em sua mente o foco no seu objetivo inicial e tomar cuidado com as pegadinhas da vida, pois nem sempre ele pode ter o seu trabalho reconhecido, e se o que alimenta a sua alma não for essencialmente a música, ele pode se frustrar e perder as chances de ser realmente feliz.
É muito importante, não só na música, mas em qualquer área, gostar do que faz, buscar prazer naquilo que está se desenvolvendo é um conselho que dou, assim como não pensar na música como fonte de realização profissional apenas, mas como alimento para o espírito, dessa forma a realização virá automaticamente quando você menos esperar.
Por isso, esteja certo do que é melhor para ti, e acima de tudo, mantenha os pés no chão. Não se iluda com propostas boas demais, e não faça isso por elas, faça música pela música. Torne isso o seu passatempo, sem compromisso com o sucesso, essa cobrança não deve existir, pois isso é resultado de muitos fatores e não existe uma fórmula pronta para se chegar a esse estágio.

Dentro desse contexto, a essa altura do campeonato eu gostaria de te fazer duas perguntas, e gostaria que respondesse a si mesmo com sinceridade:

1.      Qual o seu principal objetivo na música?
2.      Porque você escolheu o seu atual instrumento musical?

Boa sorte e lembre-se: nunca desista de alcançar os seus sonhos, a força de vontade serão seus aliados no caminho musical. Acredite, você é capaz!

Páginas